terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Os jovens


Texto escrito em 22/10/08 - por Leo Rios

Quais são os sonhos da maioria dos jovens e adolescentes de uma periferia de qualquer cidade do Brasil? Será que eles têm os mesmos sonhos e ideais de vida dos jovens de 20 ou 30 anos atrás? Será que sabem o que são ideais? Será que são motivados a tê-los?

Outro dia estava num lava-jato e ouvi um dos lavadores de carros dizendo aos colegas que não iria deixar sua mãe em paz enquanto ela não liberasse o cartão do banco para que ele comprasse um tênis igual ao do Ronaldinho pra sair abalando e apavorando com a galera. Tenho que concordar que pelo visual do moleque, estilo jogador de futebol, o que lhe faltava era realmente um tênis desses que vemos nas propagandas sendo usado pelos grandes craques.

Você deve estar se perguntando: mas o que tem haver tênis com sonhos, jovens e lavador de carros? Bem... não deveria ter nada haver, mas, como vivemos no mundo do ter e não do ser, percebo que no ideal da maioria dos jovens, e ai incluo todas as classes sociais sem exceção, o fato de ter um tênis, um piercing, um cabelo, celular, uma tatuagem ou um estilo igual aos dos grandes astros da mídia é muito mais importante do que ser um jovem com um projeto de vida voltado para os estudos ou trabalho que possa levá-lo a um outro tipo de sucesso.

Mas que outro tipo de sucesso interessaria aos jovens de hoje, se muitos já fazem "sucesso" com suas comunidades no Orkut, seus vídeos no You Tube e suas vidas baseadas no melhor estilo Malhação, Rebeldes e High School Music?

Outro dia me peguei assistindo um desses seriados e achei interessante o fato estarem em uma escola, mas, ninguém ali ter objetivo de estudar. Parece que o intervalo ou o que chamávamos de "recreio" é eterno, nunca termina! E as poucas cenas em que os alunos estão em sala duram apenas 05 segundos e logo depois o professor dá a aula por finalizada.

Mais que os estudos, a vida desses personagens tem como apelo intenso os inúmeros namoros que rolam entre eles e a super valorização de perfis fashion e sexy com que levam suas vidas fúteis. Esses são os ídolos dos nossos filhos!

Numa juventude que quer ter antes ser, quer parecer antes de se tornar, a ordem dos fatores está, sim, alterando o produto e o resultado tem sido o de uma juventude sem valores e ideais que inconseqüentemente atropela suas fases e não sabe lidar com suas frustrações. Pobres Eloá e Lindenberg...

Só precisamos lembrar que os jovens não são os únicos membros dessa sociedade, antes deles estão os adultos que têm a educação dos jovens como tarefa, mas, como diz abaixo a nova música de Gilberto Gil: "Os pais estão preocupados demais..."

Os pais
música e letra: Gilberto Gil e Jorge Mautner

Os pais, os pais
Estão preocupados demais
Com medo que seus filhos caiam nas mãos dos narco-marginais
Ou então na mão dos molestadores sexuais

E no entanto ao mesmo tempo são a favor das liberdades atuais!
Por isso não acham nada demais
Na semi-nudez de todos os carnavais
Na beleza estonteante e tão natural
Da moça que expressa no andar provocante
A força ondulante da sua moral
Amor flutuante acima do bem e do mal

Os pais, os pais
Estão preocupados demais
Com medo que seus filhos caiam nas mãos dos narco-marginais
Ou então na mão dos molestadores sexuais
E no entanto ao mesmo tempo são a favor das liberdades atuais
Por isso não podem fugir do problema
Maior liberdade ou maior repressão
Dilema central dessa tal de civilização
Aqui no Brasil, sob o sol de Ipanema
Na tela do cinema transcendental
Mantem-se a moral por um fio
Um fio dental!

Nenhum comentário: